Como criar 8 produtos digitais em 3 dias

Matheus Varella
3 min readSep 4, 2018

Quando nós nos questionamos sobre a complexidade que existe na concepção e desenvolvimento de produtos digitais logo recorremos a um ou vários autores, metodologias e ferramentas que tentam desburocratizar partes deste processo.

Porém, a rotina de projeto não se enquadra com os livros, e a gama de fatores que lidamos no dia-a-dia parece muito mais complexa do que as apresentadas na literatura, assim como cada novo fator que adicionamos nesta lista, desta forma, a ideia de ter um produto no ar em 3 dias se torna ainda mais utópica.

Neste final de semana participei do Hackathon Social Woop Sicredi, uma maratona onde mais de 120 pessoas se reuniram para criar projetos de cunho social através de dois pilares: Educação Financeira e Colaborar para Transformar.

O evento teve início na sexta-feira (31/08) às 19 horas, dia que por acaso estava ocorrendo uma chuva torrencial em Guaíba, cidade onde resido, de qualquer forma, enrolei meu notebook em várias sacolas plásticas, coloquei uma capa de chuva e peguei o Catamarã. Era exatamente isso que eu precisava ter feito; as poucas horas do Hackathon na sexta-feira com ótimos palestrantes, organização incrível e um alto astral fora do comum que de primeira já proporcionaram a interação entre os participantes foram mais que o suficiente para que eu gerasse grandes expectativas para os próximos dois dias de evento.

O decorrer não só cumpriu as expectativas, como foi além do que eu estava esperando.

O empenho dos organizadores foi refletido na força de vontade do times, que durante horas e horas, desenvolveram, testaram, debateram e o que é mais importante: cooperaram para remover impeditivos e avançar o mais rápido possível.

Os times heterogêneos contribuíram para que ideias disruptivas fossem concebidas e o conhecimento compartilhado de forma singular.

O espaço incrível do Sicredi que muito remete a transparência e agilidade facilitou a interação entre os times assim como o bem-estar e segurança dos participantes.

Os coaches e mentores não pouparam esforços na hora de colocar a mão na massa junto com os times.

A experiência que o Hackathon proporcionou me fez ficar acordado por quase 39 horas consecutivas, o que realmente é só uma pequena estatística que prova o quão incríveis foram estes 3 dias. Como UX Designer e neste caso “usuário do Hackathon”, posso afirmar que o que vivenciei nestes dias o que nós lutamos para projetar e tanto chamamos de experiência memorável.

Então no final no domingo enquanto caia no sono na frente computador percebi que o ápice do evento não eram apenas 8, mas sim, 120 entregas de corpo e alma de todos os participantes, e que aqueles fatores que lidamos como parte da complexidade dos projetos digitais podem e devem ser vistos como “copo meio cheio” e superados muita força de vontade e união.

Deixo aqui o meu singelo agradecimento aos mentores, coaches, voluntários, Sicredi, Smile Flame, equipe Cardume da qual fiz parte e todas pessoas envolvidas, mas em especial ao Bruno Cambraia (UX Designer no Sicredi e Organizador do Open UX Meetup) por ter me incentivado muito participar, estar me ajudando na minha trajetória profissional e por ser uma pessoa incrível!

Espero nos vermos novamente com a mesma energia e muito mais conhecimento para ser compartilhado, um abraço a todos Hackathoneiros!

#ParaCegoVer Pessoas participantes do Hackathon Social Woop Sicredi 2018, segurando cartazes simbolizando um vale mentoria oferecido pelo Sicredi. #hacksocial #woopsicredi

--

--